Hoje, dia 27 de Outubro, alguns dos avós vieram à nossa escola. Vieram contar-nos alguns momentos e como funcionava escola.
Sentaram-se todos em cadeiras à nossa frente. Contaram alguns jogos que faziam: jogavam ao berlinde com bugalhos, porque eram tão redondinhas que mais pareciam berlindes, faziam danças de roda…
Também pregavam partidas: um dia, os rapazes foram lá para fora e as raparigas ficaram dentro da sala. Eles apanharam um lagarto e deitaram-no para dentro da sala. As raparigas, ao verem o lagarto, começaram a fugir para aqui… para acolá! Foi mesmo divertido!!
Também nos disseram que antigamente não havia colchão nem lençol. A cama era feita com palha e o lençol era um cobertor feito em algodão.
E, na escola, quando não sabiam alguma coisa? Era cada reguada!!!
Só de pensar já me dói a mão!
Pelo que disseram “a menina dos cinco olhos” era mesmo má.
Gostei muito da vinda dos avó à nossa escola.
Joana Inês, 4º ano
Gostei muito da vinda dos avós à escola.
Foi muito interessante porque as brincadeiras e a maneira de viver eram muito diferentes das de hoje.
Para dormir era em colchões de palha e as casas, nesse tempo, não eram tão grandes como as de agora.
Os avós, antigamente, não tinham brinquedos e tinham que, eles próprios, os fazer.
Na escola, as professoras eram muito más e batiam-lhes com uma régua de madeira.
Como andamos a estudar o passado, foi uma boa ideia.
Sofia, 4º Ano
Hoje, vieram à nossa escola os avos e falaram-nos dos seus passados.
A parte mais divertida foi quando os avós nos fizeram perguntas, também.
Gostei, ainda, quando os avós tentaram lançar um pião, mas ninguém conseguiu.
Ah, e a parte melhor foi que fiquei a saber mais e fez-nos bem falar com eles porque nós andamos a estudar o passado do meio local.
Ana Carolina, 4º ano
Hoje, de manhã, os avós vieram à escola para nos explicar como ela era no seu tempo.
Antigamente, na escola, os professores em vez de lhes ralharem davam reguadas nas mãos. E, às vezes, mandavam-os para casa.
Nesse tempo, não tinham brinquedos como nós. Eles tinham de os fazer.
Os seus jogos eram divertidos: eles jogavam às pedrinhas, aos berlindes, às apanhadas e à “ Goa é nossa”.
Depois de eles nos contarem os seus jogos, a minha avó tentou lançar um pião de madeira mas não conseguiu. Tentou um senhor e conseguiu… mais ou menos.
Passado um bocado, avós e alguns alunos fomos tomar chá e comer alguma coisa.
Quando acabaram de comer, os avós foram-se embora para casa.
Eu gostei muito desta visita porque aprendemos como era a escola no tempo dos nossos avós.
Eduarda, 4º Ano
No Estudo do Meio, começámos a estudar o passado do meio local.
Como tínhamos de pesquisar sobre uma instituição, decidimos pesquisar sobre a escola.
E não havia nada melhor do que os avós para nos explicarem como era o passado na escola.
De manhã, os avós chegaram, sentaram-se numas cadeiras e lá começaram as perguntas.
Perguntámos como eram os jogos. Disseram-nos o jogo dos berlindes que jogavam com bugalhas (retiradas do carvalho), o jogo das pedrinhas, o queima…
Contaram-nos partidas que faziam: uma vez os rapazes apanharam um lagarto e deitaram-no para a sala das meninas e elas começaram a gritar.
E quando não faziam os trabalhos de casa, ou quando davam erros nos ditados, ou quando não sabiam a tabuada… zás! Levavam umas reguadas.
Para os avós não se cansarem de responderem foi a nossa vez de responder às perguntas deles.
Gostei muito que os avós viessem porque convivemos e ficámos a saber como era a escola antigamente.
Gabriela, 4º Ano
Avozinha do coração!
OBRIGADO, Avós.
ResponderExcluirFostes, simplesmente, fantásticos.
Todos ganhámos imenso.
Que bom recordar e transmitir aos mais novos todas as experiências e momentos bons (e outros menos bons) mas todos tão importantes para serem o que são hoje: Avós fantásticos.
É bom para as crianças ouvirem estes relatos na primeira pessoa. Com certeza que recordarão mais facilmente o que ouviram hoje pelo facto de lhes ter sido contado por pessoas que tiveram contacto com as realidades que descreveram. Parabéns pela iniciativa. PARABÉNS a todos os avós que colaboraram com a Escola, para que esta iniciativa fosse possível.
ResponderExcluirMuitos Parabens a todos,avós e professor, que incentiva estes pequenos gestos que são tão grandes mais tarde nas acções.Estou muito cantente com a ida da minha filha para a escola de Maçainhas.Obrigada...
ResponderExcluirOlá! Hoje, a propósito da ida dos vossos avós à Escola, encontrei um texto que nos mostra o quão é importante o papel dos avós nas nossas vidas. Aqui vai:
ResponderExcluir" O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos. Muitas vezes eles são o suporte afectivo de pais e filhos, razão pela qual se costuma dizer que os avós são pais duas vezes. As avós são chamadas de "segundas mães" e os avós de "segundos pais". Muitas vezes são eles que estão à frente da educação dos netos, com a sua sabedoria e experiência.
Celebrar os Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. " - texto retirado do Portal da família.
Foi isto que vocês reconheceram ontem nos vossos avós, não foi? Tenho certeza que sim, tanto pela forma como as meninas do 4º ano contaram o que se passou, como no carinho que vejo ilustrado nas vossas "caritas", sobretudo na da Érica, quando abraça a avó. É bonito de ver. Continuem a orgulhar-se assim dos vossos avós.
Beijinhos e bom fim de semana. Aproveitem este que é prolongado!!
Ai Érica.Tantos miminhos da avó
ResponderExcluir