EB1 de MAÇAINHAS– Guarda – Portugal
Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo
O NOSSO BLOGUE VAI ENCERRAR, NO DIA 15 DE JULHO. FOI UM BELO PERCURSO QUE FIZEMOS JUNTOS, AO LONGO DE QUASE 4 ANOS!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Lenda dos Três Milagres

A Joana Inês recolheu esta lenda, que está ligada à terra dos seus avós.

Lenda dos três milagres

A minha avó Berta, que já faleceu, morava numa aldeia que se chama Açores, no Joanaconcelho de Celorico da Beira, que tem como Padroeira Nossa Senhora do Açor.

A minha mãe contou-me, que lhe contara a minha avó, que um rei espanhol, desesperado por não ter filhos, pediu ajuda à Nossa Senhora dos Milagres, do sítio de Aldeia Rica, conhecida por ter salvo um pastor e uma vaca de morrerem afogados.

O rei teve um filho que ficou inválido. Depois de irem a vários médicos, em vão, a rainha pediu outro milagre à Virgem e partiu, juntamente com o rei e o príncipe, para o sítio da Aldeia Rica. No caminho, já perto, o príncipe morreu. O rei culpou a rainha e decidiu enterrar ali o filho. A rainha não deixou e, com fé, colocou ali o corpo aos pés da Virgem e ficou ali a rezar.

O rei, que não acreditava em milagres, foi caçar e quando lhe disseram que um dos caçadores tinha soltado um dos açores reais, condenou-o à morte, ordenando que começassem por lhe cortar a mão que tinha soltado a açor.

Quando lhe iam cortar a mão, o açor veio pousar nela. O caçador gritou que era milagre e, ao mesmo tempo, chegou a rainha com o filho vivo gritando também:  “MILAGRE”.

O rei libertou o caçador e todos os açores do reino e resolveu construir a igreja de Santa Maria dos Açores, onde podemos ver três lindos painéis que representam:

“ O aparecimento da Virgem ao rústico da vaca”

“O Açor pousado na mão do caçador”

“O filho do rei, ressuscitado”

4 comentários:

  1. Gostei, Joana Inês.
    Lembro-me de que quando tinha mais ou menos a tua idade, os meus pais levaram-me a uma festa em Açores. Era tanta gente! Nem te digo...
    Já não me lembrava era do nome da santa... e muito menos da lenda.
    Parabéns pelos teus trabalhos!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. muitos parabéns!!!JOANA INÊS!!!eu também já conhecia a lenda, apesar de já não me lembrar muito bem como era...

    ResponderExcluir
  3. parabens Joana eu nunca ouvi falar dessa lenda

    ResponderExcluir
  4. O desenho da Joana está muito giro.

    ResponderExcluir