EB1 de MAÇAINHAS– Guarda – Portugal
Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo
O NOSSO BLOGUE VAI ENCERRAR, NO DIA 15 DE JULHO. FOI UM BELO PERCURSO QUE FIZEMOS JUNTOS, AO LONGO DE QUASE 4 ANOS!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lenda da terra do meu avô…

Rapada Santo António do Alva é a terra do meu avô paterno. Esta localidade pertence ao concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, e nem sempre se chamou assim. Até 1982, altura em que o seu nome foi mudado, chamava-se Rapada.

Contam os antigos que antigamente um sardinheiro tinha por hábito ir àquela terra, que chamavam Vila das Flores, vender as suas sardinhas. Aí, as pessoas compravam-lhe não só sardinhas, mas também o sal e a caixa.

Quando passava nas outras terras, já não tinha nada para vender. Então, dizia:

- Ali, rapam-me tudo!!

Tantas vezes isso aconteceu que a terra do meu avô passou a chamar-se Rapada.

Joana Inês, 4º Ano

Um comentário:

  1. Ó Senhor professor, eu hoje fiz a ilustração da lenda para levar amanhã.

    Beijinhos

    ResponderExcluir