EB1 de MAÇAINHAS– Guarda – Portugal
Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo
O NOSSO BLOGUE VAI ENCERRAR, NO DIA 15 DE JULHO. FOI UM BELO PERCURSO QUE FIZEMOS JUNTOS, AO LONGO DE QUASE 4 ANOS!!!

domingo, 4 de setembro de 2011

A entrada na escola (cont)

CRESCER COM OS PAIS

As aprendizagens diversificadas fora da escola

- seja a aquisição de hábitos e regras de comportamento, seja a aquisição de conhecimentos que desenvolvam o raciocínio, o espírito de cooperação, de relação e de ajuda - contribuem para o sucesso educativo e  sucesso escolar da criança.

    A higiene, o descanso, a alimentação e o estado geral de saúde contribuem para o equilíbrio pessoal e são factores essenciais no desenvolvimento global da criança.

Para além do banho diário, assegurem que o vosso filho lave as mãos antes de comer e os dentes depois das refeições, e ao deitar e ao levantar.

    Um sono tranquilo e com uma duração de 9 a 11 horas é fundamental para que a criança acorde bem disposta e com vontade de colaborar.

    Tentem que o vosso filho se deite sempre por volta da mesma hora e não permitam que a televisão atrase o momento de ir dormir.

    Combinem com a criança os dias em que pode deitar-se mais tarde, de forma a que ela adquira hábitos e aprenda a cumprir regras previamente estabelecidas.

    Uma criança saudável acorda sempre com apetite. O pequeno almoço, sendo a primeira refeição do dia, deve merecer uma atenção mais cuidada.

    Procurem, na medida das vossas disponibilidades, que o pequeno almoço do vosso filho seja variado.

    Não deixem a criança estar muito tempo sem  tomar o pequeno almoço depois de acordar ou ir para a escola sem tomar esta refeição.

    Não deixem de cumprir as datas de vacinação do vosso filho indicadas pelo serviço de saúde.

    Se a criança ao ver um livro ou outro objecto o aproxima muito dos olhos, refiram essa situação ao médico ou ao professor. O vosso filho pode estar a ver mal.

    Se o vosso filho parecer distraído e frequentemente não responder quando o chamam, assinalem igualmente este facto ao médico ou ao professor.

    O vosso filho pode estar a ouvir mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário