EB1 de MAÇAINHAS– Guarda – Portugal
Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo
O NOSSO BLOGUE VAI ENCERRAR, NO DIA 15 DE JULHO. FOI UM BELO PERCURSO QUE FIZEMOS JUNTOS, AO LONGO DE QUASE 4 ANOS!!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Textos criativos

Vamos dar largas à imaginação?

Nesta semana surgiu a questão: porque é que as coisas têm os nomes que têm?

Então, pensámos em trocar os nomes. Por exemplo: à cama, chamarmos “lavatório”; à mesa, chamarmos “cano”… Depois, cada um escreveu um texto.

rirO da Mariana ficou assim:

Bem vindos ao Reino sem Pés nem Cabeça

   No Reino Sem Pés Nem Cabeça tudo é ao contrário, as palavras têm outros significados.

   Vou contar-vos como eu, a Televisão, vivi parte do meu dia.

   Hoje, levantei-me do lavatório e fui tomar banho no fogão.

   Depois, a minha mãe chamou-me para ir para o cano beber uma panela de leite quente.

   A seguir, fui lavar os dentes com a burra.

   A certa altura, tocou a banana: era a minha avó para dar um recado à minha mãe.

   Entretanto, fui arrumando as bolas na vaca para ir para a jámeesqueci.

   Quando estava pronta, fui de jornal com o meu pai.

   Ao chegar à jámeesqueci, entrei e cumprimentei o senhor camião:

   - Bom dia, senhor camião.

   - Bom dia, Televisão.

   - Senhor camião, ontem quando cheguei a casa vi este ouriço que não é meu…

   - De quem é este ouriço?

   - É meu, senhor camião.

   - Tome lá, menina Faca, e veja lá se guarda o seu material.

   Tudo isto se passou numa manhã no Reino sem Pés nem Cabeça, ou seja, um reino engraçado onde as palavras têm outro significado.

(Chave: Televisão – Mariana; lavatório – cama; fogão – casa de banho; cano mesa; panela – caneca; burra – escova de dentes; banana – telefone; bolas – livros; vaca – mochila; jámeesqueci – escola; jornal – carro; camião – professor; ouriço – lápis; Faca – Dulce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário