O Decreto-lei nº 6/2001 de 18/1 estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular do ensino básico, bem como da avaliação das aprendizagens e do processo de desenvolvimento do currículo nacional.
No quadro do desenvolvimento da autonomia das escolas o mesmo Decreto estabelece que as estratégias de desenvolvimento do currículo nacional deverão ser objecto de um Projecto Curricular de Escola (P.C.E.), a fim de o adequar ao contexto de cada escola, o qual deverá ser desenvolvido, em função do contexto de cada turma, num Projecto Curricular de Turma.
Dando, por isso, cumprimento ao Decreto acima citado, este Projecto Curricular de Turma teve por base o Currículo Nacional, o Projecto Educativo do Agrupamento, o Plano Anual de Actividades e, como não podia deixar de ser, o grupo de alunos desta turma.
Pretende-se que este Projecto esteja adequado à turma e por isso o mesmo será reavaliado sempre que se justifique, de modo a que estes alunos possam desenvolver ao longo do Ensino Básico um conjunto de aprendizagens e competências, integrando os conhecimentos, as capacidades, as atitudes e os valores, visando a realização de aprendizagens significativas e a sua formação integral.
A gestão curricular pressupõe a criação de condições básicas e a existência de dispositivos que permitam uma melhoria das condições do ensino - aprendizagem.
Assim, a escola deve ser pensada como tendo uma identidade própria, com autonomia e poder de decisão. Todos deverão participar e é através do envolvimento de todos na vida da escola que serão criadas condições que permitam o efectivo exercício da cidadania.
Numa época em que a sociedade tende a transferir para o sistema educativo a resolução dos mais variados problemas sociais: o emprego, a qualificação, a inserção social, o apoio psicológico, a preservação do ambiente, a integração multicultural e a educação de valores, entre outros, importa que os diferentes parceiros sociais se co-responsabilizem participando e interagindo nesta difícil tarefa... Educar.
É neste contexto que achamos possível a Escola assumir-se como pólo aglutinador de vontades. Assim, consideramos fundamental que a Escola:
Promova os valores da Liberdade, da Participação, da Tolerância e da Solidariedade;
Contribua para o desenvolvimento pleno do indivíduo num princípio de valorização da heterogeneidade;
Estimule a criatividade;
Propicie a diversidade de resposta;
Promova a integração de saberes e culturas;
Garanta uma efectiva oportunidade de sucesso de todos e de cada um;
Estimule a participação da comunidade.
Queremos uma escola em que haja um diálogo permanente entre todos os intervenientes, onde se favoreça a reflexão, a comunicação e a democratização. Os professores das actividades de enriquecimento curricular, os pais e encarregados de educação e outros elementos da comunidade local constituem uma mais-valia que procuraremos rentabilizar.
Assim, um exemplar deste projecto estará em formato papel, na escola, e dele daremos conhecimento aos alunos, encarregados de educação e professores das AEC. No blog da escola, será publicada uma versão com algumas supressões.
Ao realizarmos este Projecto Curricular de Turma, pretendemos gerir o currículo da melhor forma possível, adaptando-o à nossa realidade social, económica e geográfica, bem como aos nossos alunos, às suas motivações, aos seus desejos e às suas ambições.
Pretendemos, assim, construir uma escola mais humana, mais inteligente, tendo sempre em vista o desenvolvimento integral de todos os alunos, promovendo a diferenciação pedagógica, diversificando estratégias de acordo com as situações e o ritmo dos alunos.
Gostaríamos, ainda, de despertar os nossos alunos para a sua consciência cívica, contribuindo para a construção da sua identidade.
Resumidamente, o que pretendemos é formar as nossas crianças de modo a que no futuro sejam cidadãos críticos, interventivos, empenhados na sociedade, pessoas com opinião e vontade própria, respeitando sempre os outros sem esquecer o meio que os rodeia, fazendo sempre da educação e da formação contínua um processo ao longo da vida.
Porque somos algo ambiciosos, comungamos inteiramente da ideia expressa no preâmbulo do Projecto Educativo do nosso Agrupamento: “A linha de aperfeiçoamento que nos propomos, fundada num espírito dialogante, reflexivo e crítico e na aprendizagem como um processo a desenvolver ao longo da vida, deverá assentar numa vontade determinada, por parte de toda a Comunidade Educativa, em prosseguir as metas traçadas com o idealismo necessário para que o caminho nos conduza sempre mais longe”.
1. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
1. 1. Caracterização do meio
Maçainhas é uma localidade situada a 4 Km a sudoeste da cidade da Guarda, atravessada pela estrada nacional 338 que liga esta cidade a diversas aldeias da zona oeste do concelho. Da freguesia fazem parte quatro anexas (Cubo, Chãos, Gulifar e Prado) que distam cerca de dois quilómetros da sede da freguesia. É uma das mais populosas freguesias rurais do concelho da Guarda: 1 146 habitantes (2001).
A agricultura associada à criação de alguns animais, é uma das actividades da população desta freguesia. No entanto, trata-se de uma actividade, essencialmente, destinada a consumo próprio.
Num passado recente, Maçainhas era uma aldeia essencialmente industrial. Aqui se fixaram muitas pessoas oriundas de diferentes locais pelo facto de existirem algumas fábricas de têxteis que empregavam bastantes trabalhadores. Também o fabrico de campainhas e outros objectos de cobre e bronze, em pequenas oficinas, contribuíam para fazer desta localidade uma das mais dinâmicas e desenvolvidas do concelho da Guarda.
Hoje, resta apenas uma fábrica de têxteis de reduzida dimensão e o “último fazedor de campainhas”, embora mantendo a sua pequena oficina, apenas realiza trabalhos para demonstração ou exposições.
O sector terciário encontra-se representado por comércio de produtos alimentares, comércio de roupas, comércio de produtos têxteis, comércio de lenha, oficinas de automóveis, cafés, restaurantes e alojamento em espaço rural. Existe também um Centro de Dia que acolhe alguns idosos da freguesia.
Pela inovação, dinamismo e acções realizadas, destaca-se a associação cultural e desportiva desta aldeia. A realização de provas de automodelismo e a pesca desportiva na barragem do Caldeirão têm trazido a Maçainhas largas centenas de praticantes destas modalidades desportivas, portugueses e estrangeiros, contribuindo, assim, para a visibilidade de toda a região.
Devido à sua localização privilegiada (a cerca de 5 minutos do centro da cidade da Guarda), muitos maçainhenses trabalham nesta cidade, maioritariamente, nos serviços.
1. 2. Caracterização da escola
De acordo com as informações recolhidas na localidade, o edifício escolar foi construído em meados do século passado. A sua construção não terá assim, obedecido a qualquer plano coordenador de construção de edifícios escolares. No ano transacto, o edifício sofreu profundas obras de recuperação, da responsabilidade da Câmara Municipal da Guarda, possuindo, hoje, boas condições de trabalho. No entanto, são ainda evidentes algumas lacunas como, por exemplo, a ausência de uma ludoteca ou, mesmo, de uma pequena biblioteca. O sistema de aquecimento, a lenha, também não é o mais adequado. A Câmara Municipal tem demonstrado o propósito da sua substituição, mas tal ainda não se concretizou.
No exterior, existe um pequeno parque infantil e um polidesportivo cimentado onde os alunos podem ter as aulas de Educação Física, praticar jogos e brincar, desde que as condições climatéricas sejam favoráveis.
O A. T. L. e o salão da Junta de Freguesia existentes no edifício próximo constituem bons apoios para a ocupação dos tempos livres dos alunos e para a realização de algumas actividades.
Funcionam nesta escola as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), no ensino do Inglês, Música e T.I.C. A Actividade Física e Desportiva desenvolve-se no salão atrás mencionado.
Todo o recinto escolar está protegido com uma vedação pelo que os alunos podem brincar e desenvolver as actividades em relativa segurança.
1. 3. Caracterização da sala de aula
Os oito alunos do primeiro e quarto anos de escolaridade ocupam uma das duas salas de aula desta escola.
É uma sala ampla, bem iluminada, arejada, com aquecimento central (a lenha) o que a torna bastante acolhedora nos dias de frio. O espaço possui mobiliário adequado à faixa etária dos alunos, o qual se encontra em bom estado de conservação. O único computador funcional, com um sistema operativo adequado, revela-se suficiente para um trabalho eficiente com os alunos, uma vez que parte dos alunos também têm o seu computador pessoal, sendo utilizado sempre que é aconselhável, pedagogicamente.
Nas paredes, existe um expositor que permite colocar os trabalhos realizados pelos alunos, humanizando o espaço da sala de aula e, simultaneamente, motivando os alunos para o desenvolvimento das actividades propostas. São afixadas, também, as regras de comportamento, o horário de funcionamento da escola e outras informações necessárias ao bom funcionamento das aulas.
Os alunos foram distribuídos pelos lugares atendendo ao ano de escolaridade e à desejável boa visibilidade para o quadro; tivemos, por isso, atenção à estatura, a eventuais problemas de visão, a questões de comportamento e de aprendizagem. Sempre que uma actividade o exija (trabalhos de grupo, actividades de expressões, ou outras), as mesas são agrupadas de acordo com a funcionalidade desejada no momento.
Ao fundo da sala, está um aquário com peixes, um de cada aluno. Todas as semanas, rotativamente, há um aluno encarregado de alimentar os peixes e verificar se tudo está em ordem.
A manutenção do espaço é levada a cabo pela tarefeira (P.O.C.) que presta apoio neste estabelecimento. Naturalmente que temos como preocupação a permanente sensibilização dos alunos para que mantenham o seu espaço limpo, organizado e arrumado.
2. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA
2. 1. Constituição da Turma
A turma é constituída por oito crianças, três do sexo masculino e cinco do sexo feminino.
Os alunos encontram-se distribuídos pelo primeiro e quarto anos de escolaridade, da seguinte forma:
1º ano - 3 rapazes 4º ano - 5 raparigas
2. 2. Listagem da Turma
N.º NOME ANO
1 Gabriel Alves Santos Lucas 1.º
2 Rodrigo Castanheira Santos Lucas
3 Rodrigo Martins Nunes
4 Ana Carolina dos Santos Andrade 4.º
Anaís Merelin Rietman Olsthoorn*
5 Eduarda Gomes dos Santos
6 Gabriela Ramalho Gomes
7 Joana Inês Dias Garcia
8 Sofia Liliana Neves Morgado
*A aluna Anaís Merelin, é de nacionalidade holandesa. Veio transferida da EB1 de Trinta, tendo, no último ano, beneficiado de ensino doméstico. Os pais pediram transferência para a escola de Maçainhas na expectativa de que a Anaís se adaptasse e integrasse neste ambiente escolar. No entanto, nunca chegou a frequentar esta escola porque o encarregado de educação pediu transferência para a Holanda, onde a família irá permanecer alguns meses, segundo informação dos pais. Em Fevereiro ou Março, deverão regressar a Portugal.
2. 4. Dados biográficos dos alunos
► Residência dos alunos
Devido, em parte, ao encerramento de escolas em localidades próximas, ou porque têm familiares em Maçainhas, os alunos da turma têm origens diversificadas:
Por esse facto, dos nove alunos matriculados, apenas quatro pertencem a esta freguesia. As restantes crianças são oriundas de localidades vizinhas.
Devido às obras de beneficiação na estrada que serve a povoação de Maçainhas, o tempo gasto no percurso casa/escola/casa é bastante reduzido. As alunas do 4º Ano, Ana Carolina, Gabriela Gomes e Joana Inês, frequentam outras actividades, extra-escola, na cidade da Guarda, sendo transportadas pelos pais.
► Encarregados de Educação
A tarefa de acompanhamento da vida escolar dos alunos é feita essencialmente pelas mães. De facto, apenas dois alunos, os irmãos Gabriel Lucas e Rodrigo Lucas, do 1º Ano, são acompanhados nas tarefas de casa pelo pai (mas também pela mãe). Todos os alunos têm como encarregado de educação a mãe. Contudo, isto não significa que os pais se demitam das suas responsabilidades ou não tenham interesse pelas questões escolares.
De referir que todos os alunos estão inseridos em famílias estruturadas e estáveis e com um ambiente familiar muito favorável. Os pais preocupam-se com as aprendizagens, apoiam os filhos nas tarefas de casa, participam na vida escolar e estão sempre disponíveis para colaborar e ajudar.
Todos sabemos que expectativas parentais elevadas, supervisão atenta do estudo, participação nas reuniões da escola e comunicação regular com os professores são estratégias que contribuem para o sucesso escolar. Felizmente, estas manifestações são observáveis nos pais dos alunos desta turma.
À semelhança do verificado no ano transacto, continuaremos a envolver os pais e toda a comunidade educativa em múltiplas actividades a realizar ao longo do ano.
► Habitação
Todos os alunos habitam em casas que dispõem de boas condições de habitabilidade com água canalizada, luz eléctrica, esgotos, casa de banho e chuveiro; algumas das habitações dispõem de aquecimento central.
Todos os alunos têm, em casa, outros meios de apoio às aprendizagens: jogos educativos, enciclopédias, livros didácticos, computadores e acesso à internet. As alunas do 4º Ano utilizam esta ferramenta de comunicação com regularidade. A Sofia Morgado, por vezes, não tem acesso, devido a problemas de rede.
Vamos continuar a privilegiar este poderoso meio de comunicação e de informação mas sempre alertando os pais e encarregados de educação para a necessidade de acompanharem os filhos para prevenir e evitar os perigos inerentes à utilização destes meios. Incentivaremos os alunos e os encarregados de educação para a realização das actividades do site Seguranet.
2. 5. Comportamento
Em termos gerais, estamos em presença de crianças um pouco irrequietas e conversadoras, com um comportamento ajustado à sua idade embora um ou outro revele, em situações particulares, algumas carências de regras básicas, normalmente da responsabilidade da família.
Apesar de provenientes de localidades diferentes, existe um bom relacionamento e uma grande cumplicidade entre todos os alunos, nos bons e nos maus momentos. Esta sã convivência entre os alunos provém, em muito, das relações criadas no ano lectivo anterior. Os alunos do 1º Ano, no ano transacto, frequentaram o Jardim de Infância de Maçainhas e desenvolveram muitas actividades em conjunto com os alunos da EB1. Assim, foi muito fácil a sua integração no grupo e na escola.
As alunas Ana Carolina e Joana Inês, do 4º Ano, frequentam esta escola pela 1ª vez. Já tinham algum conhecimento anterior da escola e adaptaram-se com enorme facilidade ao novo ambiente escolar.
Atendimento aos encarregados de educação * | Primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, das 15h 30m às 16h. |
Para que esse acompanhamento seja efectivo e próximo, o atendimento aos Encarregados de Educação será feito dentro do horário estabelecido e sempre que estes o solicitem, desde que não perturbe o normal funcionamento das actividades escolares. Dessas reuniões será lavrado um pequeno registo em grelha própria, que será assinado pelo professor e pelo Encarregado de Educação (ver anexo 2).
A caderneta escolar do aluno será outro dos instrumentos a utilizar no contacto com os Encarregados de Educação.
No início do ano lectivo foi feita uma reunião geral de Encarregados de Educação com o objectivo de tratar de assuntos de interesse geral, da qual se lavrou uma acta (anexo I). Este procedimento será repetido sempre que os assuntos a tratar digam respeito a todos os alunos.
3. 5. Acompanhamento, supervisão e avaliação das Actividades de Enriquecimento Curricular
A implementação das actividades de enriquecimento curricular pretende cumprir o duplo objectivo de garantir no espaço da escola, a todos os alunos, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo e promover a articulação entre o funcionamento da escola e o fornecimento de respostas úteis no domínio do apoio às famílias.
O acompanhamento e supervisão das Actividades de Enriquecimento Curricular são feitos pelo professor titular de turma, bem como a verificação das planificações e dos sumários.
Como temos um conhecimento mais aprofundado dos alunos, sabemos das suas dificuldades, motivações e capacidades procuramos, não só passar a informação mas também programar e sugerir actividades que possam resultar em benefícios significativos para os alunos e para o enriquecimento do currículo.
Os professores das AEC têm conhecimento dos conteúdos e das planificações mensais e, através do contacto e troca de opiniões/informações com o professor titular de turma, desenvolvem actividades que contribuem para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança em diferentes domínios, a saber, psicomotor, sócio-afectivo e cognitivo e para o enriquecimento do currículo.
De modo a poder contactar com todos os professores das Actividades com a regularidade possível, decorrerão encontros, rotativamente, nos diversos horários das AEC.
Sempre que haja situações mais urgentes ou imprevistas, poderão realizar-se contactos por telefone, e-mail, ou outros meios.
Serão realizadas reuniões ordinárias, no final de cada período, para reflexão e avaliação das actividades desenvolvidas. No entanto, sempre que se justifique a equipa das Actividades de Enriquecimento Curricular reunirá com o professor titular da turma a fim de, em conjunto, delinearem projectos para serem concretizados em articulação com o currículo, promovendo assim a unificação das aprendizagens.
5. PERFIL DA TURMA
A turma é formada por três alunos do primeiro ano de escolaridade, onde começam já a aparecer diferentes ritmos de aprendizagem, e por cinco do quarto ano, mais homogénea em termos de aprendizagens e comportamentais.
Em termos gerais a turma tem correspondido às expectativas do professor, os alunos demonstram gosto pela escola, têm comportamentos, salvo raras excepções, adequados e têm demonstrado interesse e motivação pelas actividades. Por estes motivos é preciso continuar a diversificar as estratégias para manter os alunos motivados e interessados nas actividades que lhe são apresentadas.
Para um melhor conhecimento da turma impõe-se uma breve caracterização de cada um dos alunos
6. ACÇÃO PEDAGÓGICA
6. 1. Princípios orientadores do Projecto Educativo
Para a elaboração deste projecto educativo tiveram-se em conta três dos quatro pilares do conhecimento, definidos no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI:
• Aprender a ser, o que pressupõe o desenvolvimento da autonomia, do discernimento e da responsabilidade pessoal.
• Aprender a conhecer, o que também significa aprender a aprender exercitando a memória, a atenção e o pensamento.
• Aprender a viver juntos, o que implica compreender o outro, as diferenças e percepcionar as interdependências.
Estão também contemplados neste Projecto Educativo alguns dos princípios fundamentais da Lei de Bases do Sistema Educativo, mais concretamente:
Proporcionar uma formação integrada e harmoniosa a cada aluno, que transmita uma herança cultural, socialize para uma ordem participativa, criadora e critica e desenvolva as suas capacidades individuais com vista à aquisição de competências que o habilitem, de forma consciente, a poder construir o seu projecto de vida;
Promover igualdade de oportunidades numa escola inclusiva;
• Fomentar o bem-estar da comunidade escolar através de clarificações dos papeis e humanização das relações entre os diferentes agentes no processo educativo e de uma maior consciencialização da sua identidade como um colectivo;
• Promover um envolvimento eficaz da família na vida escolar dos seus educandos;
• Estabelecer uma relação dinâmica e articulada com os diferentes parceiros sociais, capaz de responder às necessidades e ensejos da comunidade;
• Proporcionar qualidade nos serviços prestados, respeitando critérios ambientais, de segurança e combatendo o desperdício.
6. 2. Adequação à turma
6. 2. 1. Metas
Tendo como referência os Objectivos do Projecto Educativo do Agrupamento, os pareceres recolhidos em reuniões de articulação com os docentes do 2º Ciclo, entre outros, com o desenvolvimento deste projecto curricular de turma pretendemos contribuir para:
Melhorar as aprendizagens e os resultados a alcançar.
Desenvolver estratégias concertadas e procurar criar uma cultura de qualidade e de excelência;
Aperfeiçoar saberes básicos nomeadamente no âmbito da Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Desenvolver acções que contribuam para a formação das dimensões pessoal e cívica
Implementar práticas que eduquem para a cidadania ao serviço do desenvolvimento da sociedade;
Valorizar a escola como estrutura de função socializadora;
Participar na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica;
Promover a autonomia, com sentido de responsabilidade e iniciativa;
Promover acções que propiciem a interacção entre escola, famílias e meio
Envolver toda a comunidade educativa na construção de uma escola dinâmica, humanizada, participada/participante e inclusiva;
Responsabilizar as famílias no processo educativo/desenvolvimento dos alunos;
Melhorar a organização escolar, as condições e a funcionalidade dos espaços físicos
Organizar espaços pensados em termos do aluno.
Envolver a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal na melhoria dos condições e equipamentos.
6.2.2. Princípios orientadores
Desenvolver a imaginação e a criatividade da criança, através de experiências diversificadas;
Aproveitar os conhecimentos e competências da criança realizadas em diferentes contextos formativos, formais e não formais;
Programar actividades inclusivas atendendo à diversidade existente;
Promover um ambiente educativo de conhecimento e de respeito pelo outro;
Integrar, com carácter transversal, a educação para a cidadania em todas as áreas curriculares;
Valorizar as aprendizagens experimentais nas diferentes áreas;
Valorizar a diversidade de metodologias e estratégias de ensino e actividades de aprendizagem em particular com recurso a tecnologias de informação e comunicação, visando favorecer o desenvolvimento de competências;
6. 2. 3. Identificação dos Problemas e definição de Prioridades/Estratégias
Tendo em conta o perfil da turma, podemos encontrar alguns aspectos inibidores da aprendizagem, como sejam:
- Falta de concentração;
- Falta de organização;
- Dificuldades de compreensão;
- Falta de espontaneidade para tirar dúvidas;
- Conversas e ruídos que incomodam ou distraem enquanto se trabalha;
- Desinteresse.
- Imaturidade e Infantilidade.
Perante isto, há que definir algumas prioridades:
Assim, a grande prioridade será criar no grupo de alunos do 1º ano hábitos de trabalho com alguma autonomia, realização das tarefas propostas em clima de concentração e procura incessante da perfeição, respeito pelos outros guardando silêncio enquanto se trabalha.
Deste modo penso ser necessário criar hábitos de trabalho nestes alunos mas, simultaneamente, modificar os hábitos comportamentais de alguns, em especial do xxxxxxx
Será, ainda, muito importante continuar a envolver os pais/encarregados de educação em todo o processo, sensibilizando-as para continuarem a acompanhar os filhos.
6.2.4. Estratégias de diferenciação pedagógica
Dado que alguns alunos manifestam um ritmo mais lento e, em alguns casos, alguma dificuldade em acompanhar o resto do grupo vou procurar adequar as actividades ao ritmo de cada um adoptando as seguintes estratégias:
Apoiar individualmente os alunos (principalmente, o xxxxxxxx);
Aproveitar as aulas de Apoio ao Estudo para rever/consolidar conteúdos em que este aluno (e eventualmente outros) tenham dificuldades;
Elogiar sistematicamente as realizações de cada aluno elevando assim a sua auto-estima;
Aceitar ideias (incentivar as ideias imprimindo-lhes bom senso mas respeitando a criatividade individual);
Aumentar a frequência de interacções verbais;
Treinar o raciocínio lógico e/ou abstracto através de exercícios adequados;
Implementar pedagogia diferenciada, na sala de aula;
Elaborar tarefas específicas;
Valorizar o espírito de iniciativa;
Incrementar tarefas de sistematização;
Privilegiar instrumentos de avaliação diversificados;
Recorrer mais vezes à auto e hetero-avaliação;
Estimular a sua organização pessoal;
Incentivar os alunos a exprimirem as suas dúvidas ou dificuldades;
Expor os trabalhos individuais;
Atribuir responsabilidades em trabalho de grupo, em regime de tutória e em quadro de tarefas;
Desenvolver a autonomia para a realização de tarefas de pesquisa, organização e tratamento de informação;
Ler pequenas histórias (1º Ano) desenvolvendo o gosto pela leitura;
Praticar diariamente a leitura com textos diversificados, lengalengas, rimas, lendas, poesias, etc;
Ler em voz alta em situações diversificadas.
Convidar pais e outros elementos da comunidade local para participarem em actividades da escola:
Incentivar à participação nos desafios propostos no blog da escola e no das escolas EB1 do Agrupamento;
Utilizar as TIC em situações que possam ser enriquecedoras e motivadoras para as aprendizagens;
Solicitar aos docentes das AEC que relevem o trabalho com os alunos que têm algum tipo de dificuldades de modo a contribuir para a sua superação (por exemplo, a lateralidade, inibição, domínio espaço-temporal).
Como a turma é formada por dois grupos de alunos de dois anos de escolaridade, vamos aproveitar este facto para valorizar as relações interpessoais. Assim, no início do ano, cada um dos alunos do 1º ano foi convidado a escolher uma “madrinha” que mais não é do que uma espécie de tutora.
Tem sido muito gratificante observar como estas alunas se têm preocupado e empenhado para que os mais novos realizem as tarefas com correcção e tenham comportamentos correctos na sala de aulas e também nos recreios. Como elas desempenham certas tarefas (atender o telefone, cuidar dos peixes, mudar diariamente o calendário, transmitir recados…) servem também de modelo aos alunos do 1º Ano, preparando-os, assim, para que futuramente sejam eles a assumir essas responsabilidades.
6.2.5. Regras de funcionamento na turma
Para que haja alguma uniformidade de regras de comportamento nas diferentes escolas que compõem este Agrupamento, em conselho de docentes, foi decidido adoptar as que se enumeram a seguir.
Estas regras constam do dossier dos alunos do 4º Ano e são lidas, periodicamente, nas aulas de Formação Cívica para que os alunos do 1º ano as interiorizem também.
REGULAMENTO DA SALA DE AULA
As atitudes têm mais valor se forem aprendidas e vividas em comunidade, nomeadamente, em ambiente escolar.
O tipo de comportamento que o aluno revela, é, também, o resultado das aprendizagens alcançadas, tendo um peso de 30% na sua avaliação. Nesse sentido, tentamos incutir nele bons valores através da prática das regras contidas neste Regulamento da sala de aula.
1. Deveres dos alunos
NA SALA DE AULA
1. Vir sempre à escola e chegar a horas;
2. Entrar na sala de aula calmamente e organizar-se para começar o dia de trabalho;
3. Explicar ao professor, no início das aulas, alguns problemas pessoais que interfiram com o estudo e a aprendizagem. Exemplos: doença e medicação a tomar, ida ao médico para consulta própria, tratamentos ou análises, problemas familiares graves…;
4. Entregar a justificação escrita das faltas, assinadas pelos Encarregados de Educação, ou recados escritos enviados pelos mesmos;
5. Corrigir os deveres honestamente. Se se errar emenda-se, tiram-se as dúvidas, e não se finge que se fez bem;
Nota bem: quando se está a aprender é normal errar, mas isto não é desculpa para te distraíres. É preciso esforço e atenção. Afinal, todos querem atingir as metas, mas com lealdade.
6. Estar sempre atento às explicações do professor e dos colegas, porque também aprendemos uns com os outros. Evitamos repetições, as aulas são mais interessantes e sobra mais tempo para as áreas de Expressão;
7. Desempenhar os trabalhos escolares com perfeição e organização, mantendo o dossier e os cadernos ordenados;
8. Respeitar as opiniões dos outros, ouvindo-os, esperando a sua vez para falar;
9. Pedir sempre autorização para se levantar do lugar;
10. Usar só o seu próprio material escolar, recorrendo a um colega apenas em raras situações de esquecimento;
11. Pedir a palavra no momento próprio, pondo o dedo no ar antes de falar, tendo em atenção que se devem relatar acontecimentos e expor dúvidas, unicamente sobre o assunto em estudo;
12. Ir à casa de banho antes de entrar na sala de aula;
13. Ajudar o colega do lado, ou outro indicado pela Professora, em pequenas dificuldades, quando se resolvem exercícios de treino;
14. Estudar em casa, com empenho, as matérias dadas na aula, esforçando-se por memorizar, compreender e, se possível ainda, LER e INVESTIGAR PARA SABER MAIS;
15. Ser alegre, leal e verdadeiro com todos os elementos da Escola;
16. Participar com gosto e ordem nas Actividades de Enriquecimento Curricular;
17. Deixar as mesas e as cadeiras arrumadas, sem lixo no chão, à saída da sala de aula;
NO RECREIO
1. Comer um lanche SAUDÁVEL, com calma e ordem;
2. Lavar as mãos, antes e depois de comer, com sabonete ou usar toalhetes desinfectantes, individuais;
3. Não partilhar: alimentos, colheres, garrafas, copos… com os colegas;
4. Brincar com todos, de acordo com a preferência dos jogos, sendo tolerante em pequenos acidentes que são próprios dos jogos e das brincadeiras;
5. Não ser agressivo, queixinhas, ou implicativo quando a sorte não está do seu lado;
6. Pôr em prática os comportamentos aprendidos na Educação Cívica;
7. Jogar apenas nos espaços estipulados, em função do tempo (meteorológico e do relógio), respeitando as orientações dadas pelas Auxiliares de Acção Educativa;
8. Não sair do recinto escolar.
2.Direitos dos alunos
1. Expor os seus problemas pessoais no início das aulas, ou durante as aulas, se se sentir doente;
2. Pedir explicações ao professor, sempre que tenha dificuldades;
3. Sugerir temas para debate nas aulas de Educação Cívica e de Desenvolvimento Pessoal e Social;
4. Ser respeitado nas suas diferenças, qualidades e gostos pessoais;
5. Participar nas decisões da sala de aula relativamente assuntos do interesse de todos: sugerir actividades, escolher actividades, votar decisões...
6. Participar criativamente nos temas em estudo (evitando repetições): contando experiências vividas e trazendo materiais interessantes (livros, revistas, CDs, fotografias, objectos...).